terça-feira, 11 de março de 2008

Quaresma tempo intenso de preparação para a Páscoa


A Quaresma é um tempo de renovação da própria vida. E para esta renovação somos chamados a ter presente três práticas: a oração, a luta contra o mal e o jejum.
A oração como meio de pedir força para se converter e crer no Evangelho. Isto implica uma caminhada de mudança, de oração para assim aprofundarmos a nossa fé em Deus.
A luta contra o mal, significa dominarmo-nos para não cairmos em tentação, tentando assim vencer os nossos vícios e paixões que nos desviam e impedem de abrirmo-nos a Deus e aos outros.
O jejum deve ser meio de nos esquecermos de nós mesmos, de não pensarmos só nos nossos apetites, nos nossos interesses, mas sim assumirmos uma atitude de generosidade e de bem para com os nossos irmãos. Isto pode implicar muitas vezes a renúncia aquilo de que se gosta para ajudar a quem se encontra com mais necessidade. É este o verdadeiro jejum. A esmola é uma forma de generosidade e de partilha.
A Páscoa é o momento central da vida da Igreja. É a certeza de que Jesus Cristo ressuscitou verdadeiramente. A Páscoa é a festa em que a esperança é tornada certeza. A morte foi vencida, a alegria deve reinar nos nossos corações.
É tempo de anúncio, Jesus ressuscitou verdadeiramente, já não devemos temer a morte, porque esta é apenas preâmbulo para a ressurreição.
(texto do Flávio Guido, Adjunto do Assistente de Agrupamento e Animador da I secção)